top of page
  • Facebook logo
  • Instagram logo

Quem
Somos

A Associação dos Amigos das Florestas é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça com OSCIP.

Missão.

Temos por objetivos incentivar, promover e apoiar a sustentabilidade, bem como promover a proteção, fiscalização, conservação, recuperação e manejo do meio ambiente, utilizando ferramentas de sensibilização e conhecimento, oficinas, campanhas, palestras e a atuação junto a Escolas e Comunidades em áreas situadas no entorno de  Unidades de Conservação. 

Nossa

História.

A AAF foi criada em 2004 para colaborar com a criação e implantação da Floresta Nacional de Brasília - FLONA, pois haviam muitos muitas dificuldades  jurídicas e operacionais, naquela época,  para que essa importante região de nascentes fosse reconhecida como tal. Após a consolidação da FLONA a AAF migrou sua sede para o Núcleo Rural Lago Oeste, na zona de amortecimento do Parque Nacional de Brasília. a convite da Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste, ASPROESTE, para a realização de  de várias atividades de conscientização e Educação Ambiental junto à Comunidade e a Escola Rural local, fortalecendo a manutenção daquela área como área rural e de preservação ambiental.

Mais recentemente, estendemos nossas ações ambientais para o entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), considerado a parte mais bem preservada do Cerrado no Estado de Goiás.

Através de parcerias, a AAF vem dando ênfase a projetos e ações em áreas ainda não atendidas pela atuação de outras Entidades do Terceiro Setor e mesmo pelo poder público.

Precisamos Falar sobre o Cerrado.

Cerrado, berço das águas do Brasil

 

Uma pesquisa de autoria de Jorge Enoch F. W. Lima da Embrapa Cerrados estimou a contribuição do Bioma para a manutenção das águas das principais bacias hidrográficas brasileiras. Conforme o estudo, a bacia do São Francisco deve 94% da sua vazão ao Cerrado. O Pantanal deve 100%! “São as águas do Cerrado que viabilizam a existência do Pantanal”, já disse Lima em reportagem da Embrapa Cerrados. Outras bacias, como as do Parnaíba (100%), Tocantins/Araguaia (70%) e do Paraná (50%) também dependem em grande parte do Cerrado.

 

Veja: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300011

 

É o Bioma mais desmatado atualmente

 

Bioma de mais de 40 milhões de anos de existência, ainda em grande parte desconhecido, com biodiversidade altíssima, poder de captação de carbono significativa em razão principalmente de seu sistema radicular portentoso e  potencial fitoterápico incalculável vem sendo desmatado “a passos largos e com poucas controvérsias”, ao contrário do desmatamento que acontece na Amazônia, o qual tem ampla repercussão nacional e internacional. A taxa média anual de perda de cobertura vegetal nativa atual é de cerca de 7000km2, enquanto em 2014 a taxa da Amazônia foi de 4.800km2.

 

Veja: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4370

Time.

flavia.1a.jpg

Flávia Cantal

Servidora pública e Advogada

Especializada em Direito Constitucional

Mestre em Literatura Brasileira

Vem atuando na campanha de mitigação de atropelamentos de animais em Brasília e Veadeiros desde 2016 e participando de projetos de restauração e plantio urbano de mudas nativas do Cerrado.

Iniciou em 2020 Projeto de Desenvolvimento de Turismo de Observação em Brasília e Veadeiros-GO.

WhatsApp Image 2020-02-18 at 22.18.19.jp

Regina Fernandes

Formação Acadêmica em Física do Estado Sólido

Foi Professora na USP e UnB

Trabalhou na área de TI da Telebras e Prodasen

Apaixonada pelo Cerrado e defensora do meio ambiente, atuou na ONG Ambiental da Cafuringa e na Associação dos Amigos das Florestas. Foi Presidente da Rede de Sementes do Cerrado no biênio 2014-2016. É associada da Associação dos Amigos das Florestas – AAF desde 2008, ocupando atualmente o cargo de Diretora-presidente.

Colaboradores.

Localização

Nossa Sede se situa na Rodovia DF-001 chácara 67, Núcleo Rural Lago Oeste, Sobradinho II, Distrito Federal, em área cedida pela parceira Asproeste, onde desenvolvemos algumas de nossas atividades de Educação Ambiental para a comunidade. Ali também está instalado nosso Viveiro Educador Flora do Cerrado, com espaço para as oficinas, cursos, palestras de conteúdo ambiental e onde produzimos mudas nativas do Cerrado. O Viveiro é uma das fontes de recursos para o desenvolvimento das atividades da AAF.

thumbnail_Logo.png
birdingbsb&veadeiros.png
bottom of page